1961-1970

Os Estigmatinos programaram a celebração do Cinqüentenário da chegada ao Brasil, em 19 de março de 1961, com festa realizada em Rio Claro. A missa solene contou com a presença do Bispo da Diocese; representante dos Padres Escalabrinianos, que registramos no nosso Primeiro Encontro, haviam ajudado os primeiros Estigmatinos no seu início em terras brasileiras; Superior Geral; sacerdotes, seminaristas, aspirantes da congregação e representantes das Paróquias Estigmatinas. Nessa época a “Missão Estigmatina” já contava com:
• 56 sacerdotes brasileiros, 16 italianos e 1 norte-americano;
• 17 irmão perpétuos brasileiros e 1 italiano;
• 22 comunidades, sendo 7 de formação.
Em 1962 é criada a Paróquia de São Benedito, em Barretos e é adquirido o terreno com duas casas em Campinas para a futura “Chácara do Vovô”.
Em 1963 é criada a Paróquia Santa Cruz no Jardim Nova Europa, em Campinas.
No mesmo ano o seminário de filosofia e teologia passa a funcionar em prédio construído no Jardim Nova Europa.
O Seminário Santa Cruz, de Rio Claro, inicia em 1964, a Formação para Vocações Adultas e é criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ribeirão Preto.
Em 1967 é criada a Paróquia Santo Antônio na Praia Grande (SP) e acontece a ordenação do Primeiro Bispo Estigmatino brasileiro, Dom Hélio Paschoal em Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Os Estigmatinos assumem também a Paróquia Nossa Senhora do Livramento.
No dia 18 de setembro de 1970 aconteceu a criação da Vice-Província São José com as seguintes casas:
• Brasília no Distrito Federal;
• Goiânia, Morrinhos e Luziânia em Goiás;
• Uberaba e Ituiutaba em Minas Gerais.