1981-1990

Em 1981, os Estigmatinos assumem a Casa de Iquique, no Chile.
A Câmara Municipal de Tietê (SP) declara o nosso Fundador como seu Padroeiro.
Os Estigmatinos tomam posse da Paróquia Santo Antônio de Pádua no município de Santo Antônio do Sudoeste (PR), divisa com a Argentina.
Em 1982, os Estigmatinos deixam o Colégio Santa Cruz, em Rio Claro, que passa a ser utilizado pelo SESI.
É impresso o livro “Um Cristão Cem por Cento”, sobre a vida do Fundador e escrito pelo Pe. Felisberto Campagner.
Acontecem duas ordenações episcopais: Dom Antonio Alberto Guimarães Rezende como Bispo de Caetité (BA) e Dom José Geraldo Oliveira do Valle como Bispo de Almenara (MG).
O Fundador é declarado Padroeiro da Câmara Municipal de Corumbataí (SP).
Em 1983, abertura do Pré-Seminário Santa Cruz, em Santo Antônio do Sudoeste e a Congregação assume a Paróquia de Salgado Filho, vizinha a Santo Antônio do Sudoeste.
Em 1984, os Estigmatinos assumem a Paróquia de Joaíma (MG) no Vale do Jequitinhonha.
A cura instantânea do Dr. Mário Moreira Neves no Rio de janeiro pela intercessão do Fundador foi levada a Roma para ser estudada.
Em 1985, a Congregação assume as Paróquia de Ituaçu, Tanhaçu e Contendas, todas na Bahia.
E ao se comemorar o 75º aniversário da chegada dos Estigmatinos ao Brasil, os frutos desse trabalho podiam ser resumidos assim: 122 padres brasileiros; 31 irmãos perpétuos brasileiros; 5 bispos brasileiros; 1 Província desmembrada; 2 comunidades no Chile; 46 comunidades fundadas, porém, com algumas já fechadas.
Em 1986, a sede da Fazenda Sant´Ana é alugada para uma associação que a utiliza como casa de repouso e recolhimento.
Em 1987, o Pe. Moacyr José Vitti é indicado como Bispo Auxiliar de Curitiba.
Em 23 de janeiro de 1989 é aberto oficialmente o Ano Bertoniano. E em primeiro de novembro acontece a canonização de São Gaspar Bertoni, em Roma, pelo Papa João Paulo II.
"Missa às 09:30 hs, na Basílica de São Pedro. Sete professos estigmatinos ajudaram como acólitos. Celebraram com o Papa: um Bispo de Verona, um Bispo estigmatino (D. Moacyr), o Superior Geral (Pe. Nemes), os Provinciais: americano (Pe. White ), brasileiro (Pe. Mauro) e o italiano (Pe. Zampieri), mais um sacerdote italiano (Pe. Dusi). Os demais Bispos e Sacerdotes participaram da Missa, porém, sem celebrá-la, 30 sacerdotes estigmatinos distribuíram a comunhão aos fiéis, e estavam devidamente vestidos com a batina e faixa preta. Após a Missa houve um breve encontro com o Papa, do Governo Geral, Provinciais, Vice-Provinciais, Bispo e Prefeito de Verona. Às 17:00 hs, na igreja de Santa Cruz "al Flaminio" (Roma), houve a primeira missa em honra de SÃO GASPAR BERTONI, com a presença de todos os confrades que foram a Roma para a canonização. Eram mais de 200 Estigmatinos".Em 1990, Dom José Alberto Moura é ordenando bispo em Ituiutaba e indicado como Bispo Coadjutor de Uberlândia (MG).
Os Estigmatinos assumem Paróquia do Divino Espírito Santo em Guarapuava (PR).