1991-2000

No dia 22 de abril de 1991 tem início em Ribeirão Preto o 14º Capítulo Provincial, onde foi reeleito como Superior Provincial Pe. Mauro Montagnoli.
Em maio encerra-se a responsabilidade dos Estigmatinos na direção do Santuário do Desterro, em Casa Branca, passando a mesma para a Diocese de São João da Boa Vista.
Em outubro fica pronta a Casa dos Doentes, na Chácara do Vovô.
Em 1992, no dia 2 de julho, foi ereta a Arquidiocese de Sorocaba e Dom José Lambert tornou-se seu primeiro Arcebispo.
No dia 3 de abril de 1993, com uma bonita celebração eucarística foi inaugurada a nova ala do seminário em Santiago do Chile. O Provincial foi o celebrante principal e abençoou as novas instalações. Graças ao auxílio de benfeitores da Itália, da Província Sagrado Coração, da família Zanfretta e da Pontifícia Obra Missionária, foi possível realizar o empreendimento.
Aos 23 de janeiro de 1994 dá-se início ao Ano Jubilar: Jubileu de Ouro da Província Santa Cruz (1944-1994). A relíquia do Fundador percorrerá todas as comunidades. “Cinqüenta anos de graça, de vida, de confiança em Deus e Missionariedade Estigmatina. Uma oração de saudades aos que já foram e uma oração de perseverança aos que estão caminhando. Um hino de ação de graças a Deus e um pedido de apoio e auxílio aos Santos Patronos e ao Santo Fundador.”
Em ano jubilar comemoram-se: os 50 anos da Ereção Canônica da Província Santa Cruz e a inauguração do seminário de Ribeirão Preto.
A Ereção da Província Santa Cruz deu-se no dia 23 de janeiro de 1944. O Superior Geral Pe. João Batista Zaupa assinou o decreto de ereção canônica das Províncias Santos Esposos e Santa Cruz.
A inauguração do Instituto Missionário Gaspar Bertoni foi no dia 11 de abril de 1944, com a seguinte crônica: “Eis-nos enfim na nossa Casa chamada Instituto Missionário Gaspar Bertoni. A comunidade é composta de 5 padres, 11 clérigos, 9 noviços e 2 irmãos. ÀS 16h30min Cristo Eucarístico tomou posse da casa”.
Em 17 de julho de 1994 tem início a segunda fase do Capítulo Provincial na “Chácara do Vovô” em Campinas, sendo eleito Provincial Pe. José Odail Pertile.
É criada a Pastoral dos Homens e Mulheres de Rua, “Toca”. “A Arquidiocese de Campinas, pela sua Região Centro, assumiu como pastoral da Igreja de Campinas, o trabalho que nosso professo José Lettieri realiza junto aos mendigos. O mesmo foi contemplado com 20 minutos na Assembléia Diocesana para expor seu trabalho”.
No dia 6 de julho de 1995 aconteceu o Cinquentenário do Seminário de Ribeirão Preto. Uma missa foi celebrada por Dom Armando Ribeiro, Arcebispo de Ribeirão Preto, e participada por bom número de confrades. Logo após, bênção da placa comemorativa, colocada atrás do busto do Fundador, diante do prédio.
Em 24 de fevereiro de 1996, na cidade de Ouro Fino (MG) houve a ordenação Episcopal de Dom Mauro Montagnoli, como Bispo de Ilhéus, na Bahia. Dom Mauro é o nono bispo estigmatino em atividade, o oitavo bispo brasileiro e o sétimo da Província Santa Cruz.
No dia primeiro de abril de 1997, assumiram a Paróquia de Santa Luzia, em Vitória da Conquista (BA) os padres Benedito Pereira dos Santos e José Teixeira de Mello.
Em 7 de junho, a comunidade paroquial de Casa Branca colocou uma estátua do irmão Roberto Giovanni ao lado do Santuário do Desterro.
Em 1998, foi aberta a Casa de Teologia “Pe. Alexandre Grigolli”, em São Caetano: No dia 19 de agosto, a nova Casa de Teologia Pe. Alexandre Grigolli, em São Caetano do Sul, foi solenemente inaugurada e abençoada. O Padre Provincial, na santa Missa concelebrada pelos padres Primo, Bassi, Jorge Luís, Ceron, Pedro Marcolino, Paulo Staut, Vanderlei Barbosa, José Eduardo e Pe. Ézio Gislimberti, discursou com clareza e admirável memória traçando com muita lógica o perfil do Pe. Alexandre Grigolli, e, entusiasmado, conclamou os professos a imitá-lo. No final foi aplaudido.
Nos dias 11 e 12 de dezembro de 1999, na Chácara do Vovô, foi realizado um encontro de formação e animação para Leigos Estigmatinos, em nível provincial. Estiveram representadas as Paróquias de Praia Grande, São Caetano do Sul, Moóca, Itararé, Marília, Ribeirão Preto, Rio Claro e Campinas (Jardim Aurélia).
De 1 a 6 de maio de 2000, na Fazenda Santana, teve lugar a segunda fase do 17º Capítulo provincial. Foram eleitos: Pe. Valmir Cassim da Silva, Provincial; Conselheiros: Pe. José de Souza Primo, Pe. Paulo Staut, Pe. Joaquim Rodrigues e Pe. Mário José Filho.
Foi publicada a seguinte nota de falecimento: Faleceu no último dia 9 de setembro (sábado) em São Caetano do Sul, após 34 dias de internação hospitalar, devido ao fato de ter sido vítima de atropelamento por um ônibus, o Revmo. Pe. Ézio Gislimberti, com 86 anos de idade. Com a morte dele, fecha-se o ciclo da presença dos missionários italianos na Província de Santa Cruz, trabalhando no Brasil.