1971-1980

Em fevereiro de 1971 é criada a comunidade de Teologia, em São Caetano do Sul.
Em setembro, na cidade de Verona, faleceu o Pe. Henrique Adami.
Em 1974, acontece a ordenação episcopal de Dom Antônio de Sousa, como Bispo de Assis (SP) e o Provincial Pe. José Lambert é eleito Bispo de Itapeva (SP) em 1975.
Os Estigmatinos assumem a Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Paraguaçu Paulista (SP), na Diocese de Assis.
Tem início a primeira fase do 9º Capítulo Provincial em Ribeirão Preto.
No primeiro dia de novembro, em 1975, na frente da Basílica de São Pedro, o Papa Paulo VI eleva o nosso fundador, Pe. Gaspar Bertoni à honra de Bem-aventurado.
Em 1977 é criada a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na cidade Ocian, Praia Grande, e entregue a Pe. Ézio Gislimberti.
É criado também o Instituto Teológico Paulo VI, no Jardim Nova Europa, Casa de Formação Teológica da Província Eclesiástica de Campinas e da Congregação Estigmatina.
Em janeiro de 1979, o noviciado volta para Rio Claro, numa casa alugada à rua 8, próxima ao Colégio Santa Cruz.
Em julho, na Fazenda Sant´Ana tem início o 10º Capítulo Provincial e o Pe. José Luiz Nagalli é reeleito Provincial.
Em 27 de novembro é criada a Província São José, desmembrada da Província Santa Cruz.
Em 1980, o Bem Aventurado Pe. Gaspar Bertoni é escolhido para ser o Patrono dos Vereadores de diversas cidades: Casa Branca, Itobi, Luziânia e Coromandel.
Os Estigmatinos decidem abrir caminho para a Fundação no Chile, aceitando a Paróquia Santuário do Divino Redentor, em Santiago.
Consideramos importante registrar os próprios textos, contidos no documentário, especialmente referentes a alguns dos acontecimentos marcantes desta década.
Este novembro ficará marcado na história de toda Congregação Estigmatina pelo magno acontecimento vivido em Roma. Na frente da Basílica de São Pedro,, quando no dia primeiro, o Papa Paulo VI elevou à honra de Bem-aventurado o nosso pai e fundador, Pe Gaspar Bertoni. O Brasil participou ativamente com a presença de sessenta pessoas, entre as quais nossos três bispos brasileiros e catorze confrades.
Se os pioneiros de 1910 e 1920 vivos estivessem neste ano, creio que ficariam satisfeitos ao ver os frutos do seu desapego, dos seus sacrifícios, da sua confiança em Deus, produzindo mais um fruto precioso. A “Missão” que eles vieram fundar no Brasil tornou-se Província e, agora, já produz uma nova província. Os padres Albino Sella e José Tondin veriam suas fundações além do Rio Grande, tornando-se parte da nova Província de São José.

Como conseqüência da criação da Província São José, os seminários da antiga Vice-Província passam a ser independentes da Província Santa Cruz. Porém, por certo tempo ainda seus teólogos continuam a estudar em nossa Província. Idem quanto ao Noviciado.